top of page

EVOLUÇÃO da maneira de se pensar e agir

  • Emilio Cesar Vieira
  • 22 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura


Quem ver a juventude reclamar da escola de hoje sabe muito bem como a história conta que no período primitivo era tudo bem diferente.


A educação no modelo de escola não existia, o objetivo era através da experiência inserir as crianças no ambiente físico e social aprendendo pelo exemplo prático.

Nesta época eram os chefes de família e sacerdotes seus primeiros professores. Imaginem como eram as carreiras e os negócios nessa época?


Aqui podemos observar de forma acentuada que a educação dos jovens, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura. A educação como continuidade da sobrevivência da espécie. Olhando por alguns ângulos há quem diga que na realidade atual, nada mudou.


Vamos fazer um ligeiro apanhado histórico. Nesta sociedade primitiva onde se deu a evolução do hominídeo para o homem, apresentou as seguintes fases: Australopithecus, Pitecanthropus, Homem de Neanderthal, Homo sapiens.


Durante estas fases deste período primitivo ele aponta aí algumas carreiras e modelos de negócios necessários à sua sobrevivência. Da primeira fase a Homo sapiens são milhares de anos onde a Caça, Arte, Pintura, e a as técnicas de sobrevivência de uma linguagem intuitiva e não argumentativa.


Fizemos essa viagem para entender que passamos por toda a história em uma busca incessante chamada evolução da maneira de pensar e agira dos seres.


E inserido neste processo histórico estão nossos temas que daremos início na próxima semana abordando algumas das principais carreiras da atualidade no mercado atual, para que você leitor possa conhecer melhor cada uma delas e quem sabe ajudar na escolha de sua profissão ou carreira profissional seguir.


É importante a juventude compreender que a decisão errada de seguir uma determinada carreira profissional pode acarretar sérios danos a vida pessoal e profissional do indivíduo e da coletividade que obterá o resultado dessa escolha. Daí um dos fatores que apontam para a necessidade de se discutir o tema.


Ajudar você a refletir um pouco sobre sua profissão é para mim, a minha forma de contribuir para uma cidade melhor com pessoas melhores. Com a certeza de que um profissional bem decidido, é resultado de um cidadão bem resolvido pessoalmente individual e coletivamente.


Até a próxima semana onde iniciaremos nosso primeiro ciclo de carreiras coma profissão do Pedagogo. Nada mais justo...

Abraço a todos e até lá.


Emílio César.

Formado em Comunicação Social (DRT-2279-PB)

Especialista em Desenvolvimento de Compências Gerênciais - FLS

Cursando Recursos Humanos- FJN



22/02/2016

Comentários


Potencial do Araripe todos os direitos reservados

           DESENVOLVIDO POR Daniel Lopes

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page